TC 90 - NGPS


Os trilhos dos Consquistadores apresentou-se como a 9ª etapa do Circuito NGPS e realizou-se pelos 4TeamBTT nas Caldas das Taipas em ano que Guimarães é cidade europeia do desporto e este foi um magnifico carimbo nesta comemoração.
Este foi um passeio que nos levou das Caldas das Taipas quase até Cabeceiras de Bastos. A passagem para a outra margem do Ave foi em Barco e desde aí até perto da Senhora do Monte em Gonça foi sempre a subir, ao largo podíamos avistar o famoso Vulcão. A primeira pequena e apetitosa descida aconteceu e levou-nos até Serafão, por cá já tudo parece diferente a paisagem começa a ficar menos humanizada e as gentes da terra brotam simpatia. Os dez quilómetros de subida que nos levavam ao alto da Serra do Merouço já nos faziam esquecer que estávamos ainda perto de casa, tal era a paisagem que nos rodeava. No ponto mais alto tínhamos uma autentica vista de Miradouro, ao fundo víamos a bonita  albufeira do Ermal. A ligação à famosa Casa do Penedo em ligeira descensão por entre Aboim e Gontim com passagem pela Senhora das Neves presenteou-nos com um belos e técnicos trilhos. Depois de devido registo do local foi descer sem gastar pastilhas até Moreira do Rei, por entre levadas e trilhos agrícolas com alguma água à mistura chegamos a Fafe. Alguma ciclovia até ao Campo de Golfe de Rilhadas e mais um pouco até Paçô Vieira fez-nos chegar até à que iria ser a ultima ascensão de "respeito" do dia - Santuário da Penha, onde no seu topo podemos visitar a estátua do Papa Pio IX o primeiro papa da história a ser fotografado.
O objectivo do desafio estava realizado, mas ainda podemos visitar o magnifico Castelo de Guimarães a estátua do nosso primeiro Rei e zona histórica da cidade isto tudo depois de termos descido de forma muito concentrada pela pista de Downhill. Por Caminhos de Santiago seguimos até Ponte e junto à Margem do Ave voltamos ao Parque da Ponte onde tínhamos começado a aventura.

Grande passeio este oferecido no Circuito NGPS pelos 4TeamBTT.

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Caminho Português Interior de Santiago - Chaves -> Santiago de Compostela

Caminho de Santiago - Pela Geira e Via da Prata