Taíde (Porto D'Ave) - Episódio I


Sorte a nossa em encontrar mais uma vez gente de extrema simpatia e que nos guiam por suas terras sendo os magníficos hospitaleiros. Desta vez surgiu o Hipólito que nos brindou com uma revisitação do passeio Rota dos Bifes.
O numero de participantes foi diminuto mas os que fizeram o passeio viveram-o de forma intensa já que junto ás magnificas paisagens que podemos observar tivemos a oferta de muitos singles, muitos trilhos técnicos, e boas descidas. Até as subidas foram feitas com agradável boa disposição pois os trilhos cheios de água e lama obrigaram por vezes a grande técnica e forte perícia para serem ultrapassados.
Arrancamos de Porto de Ave passando por Travassos e Vilar, isto sempre em ascensão, quando antes de atravessarmos a M599 avistamos vida selvagem no seu mais puro estado. Foi magnífica a descida até Sequeiros (ao ponto de nos salivar). Após fazermos mais uma boa sequência, em que passamos por Brunhais, fizemos travessia da ponte medieval  de Men Gutierres cuja construção remonta ao século XIV.
Tínhamos agora pela frente a segunda parte do percurso a qual iríamos subir até ao ponto mais alto do mesmo em Vilarinho de Cima, pelo meio ficava a passagem pela bela aldeia turística de Carreira. Até Vilarinho de Baixo ainda podemos verificar uns S´s em descida bem interessantes. Descíamos agora até junto as margens do Rio Ave, passando junto a Castelões sabíamos que lá perto voltaríamos pois algo nos esperava mas ainda não era hora e teríamos que nos concentrar nos últimos quilómetros que nos faltavam. Depois de atravessar a M608 fomos seguindo junto à margem do rio sob imagens de beleza repetida. Restava-nos para os últimos momentos do passeio até atingirmos novamente o Santuário de Porto de Ave, local de onde havíamos começado o passeio, uma verdadeira prova de perícia com a travessia do Rio Ave na Praia Fluvial da Rola.
Afirmamos, e para terminar, que a companhia foi excelente o hospitaleiro requinta na simpatia e que o menino Leandro (14 anos) que nos acompanhou também neste passeio nas descidas perde o contacto com os travões. Tal como descreve o assunto este foi o primeiro episódio.



Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Caminho Português Interior de Santiago - Chaves -> Santiago de Compostela

Caminho de Santiago - Pela Geira e Via da Prata