Serra dos Campelos

Existia já algum saudosismo de uma saída da nossa "sede" com tal numero de pinocos participantes, ao todo 7 com a presença do amigo Carlos. Como tal a passeio foi à medida e já à algum tempo não tínhamos tal conjugação de trilhos com passeio feito cá por terras vizinhas.
O destino era Serra dos Campelos, a segunda maior montanha do distrito do Porto com o seu ponto mais alto localizado a 577 metros. Por trilhos já conhecidos passamos por Moreira de Cónegos e rapidamente chegamos a Vizela, percorrendo as margens do Rio Vizela fomos até Alfachim e em Enfistela fomos seguindo a montante de um pequeno Ribeiro que julgamos chamar-se de Barrosas, várias imagens bucólicas foram-se repetindo pelo percurso e para quem gosta de aliar natureza com prazer em pedalar estava construída uma séria dicotomia, a vontade de parar para ver e a vontade de não parar para vencer os trilhos de agradável grau de dificuldade de transposição. Nesta "escalada" fomos observando o aspecto geral de um domo granítico com vertentes de forte declive e no seu topo um pequeno planalto.


Após atingirmos o ponto mais alto do passeio tomamos rumo a Raimonda, e por entre várias marcações seguimos um agradável percurso de um qualquer passeio ( sem trabalho de caso bem feito, pois as fitas lá continuam!). Até Vilarinho foi usufruir de bons singles, boas descidas e boas combinações.
Por fim foi seguir até casa, com passagem pela Ponte Romana de Negrelos, junto novamente à margem do Rio Vizela. Ainda antes de chegar a Vila das Aves fizemos mais travessias do rio uma na Ponte de Espinho e outra pela Ponde Pedonal de Macabio.
Bela manhã, bom tempo e boa equipa!

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Caminho Português Interior de Santiago - Chaves -> Santiago de Compostela

Caminho de Santiago - Pela Geira e Via da Prata